A bela Sara Sampaio dispensa apresentações, o filme Fifty Shades of Grey também (!) resta-me falar das 50 sombras de cinza com que pintei o retrato de Sara Sampaio.
Há alguns anos, quando comecei a estudar Artes, um dos primeiros exercícios das disciplinas de desenho eram os retratos dos nossos colegas de turma. Sempre adorei desenhar mas, hoje em dia posso confessar, fazer esse exercício técnico de desenhar alguém dentro dos cânones do realismo entediava-me! Fascinavam-me os colegas que de forma exímia desenhavam expressões, denunciavam rugas, pormenorizavam cabelos e borbulhas adolescentes! Eu tentava, mas os resultados eram sempre retratos expressivos não de realismo mas de expressão de personalidade, de risos e olhares, roupas e maquilhagens, gestos e movimentos! Mais tarde percebi que era exatamente isso que me fazia feliz no ato de pintar, não só a sua aparência mas imaginar e divertir-me com o que está por de trás de um rosto.
Se na ilustração de moda a cor é (para mim) obrigatória, já nos retratos adoro sombras de cinza e preto intenso. As sombras de cinza advêm do excesso de água no pincel, quando já o preto ficou no início da pincelada.
Porque ainda hoje me divirto imenso a pintar retratos de personalidades que me inspiram irei partilha-los aqui convosco. Desta vez a eleita é Sara Sampaio, a modelo Portuguesa que voa pelo mundo com asas de Anjo!
Sara, tell us the secret!
💋
BG