Bibiana Grave - Design Fashion illustration and textile print | ilustracao de moda e têxtil
  • Hi!
  • Who's bibiana?
  • Design Studio
  • Portfolio
  • Fashion Illustration
  • Blog
  • Contact

Porque é que todos os criativos podem (e devem) visitar a Premier Vision Paris?! Venham visita-la comigo aqui!

18/10/2017

Comentários

 
Imagem

Há algumas semanas a trás estive de volta à Première Vision em Paris. A Premiere Vision, é umas das maiores feiras de tecidos, pele, fios e acessórios do mundo. Todos os anos, equipas de design viajam de todo o mundo para fazer as suas pesquisas e tendências de previsão para o próximo ano. E eu, entusiasmadíssima como sempre, também lá estive.
 
A Premiere Vision é uma ótima fonte de inspiração de tendências e de conhecimento da constante evolução tecnológica do mercado da moda. Em cada temporada, a Première Vision Paris oferece o contacto com os maiores produtores de matéria-prima e informações sazonais exclusivas apresentadas em quase 5.000 m² de áreas de moda dedicadas. Por isso, é-me quase sempre impossível visitar todos os locais que gostaria ou absorver tamanha informação. Isto porque, qualquer coisa ali pode ser uma fonte rica de informação, desde os materiais até à forma como são expostos ou La dame à la mode que acaba de passar no corredor!
 
Nesta última edição da Première Vision Paris, realizada nos dias 19 e 21 de setembro de 2017, as tendências para FW 18/19 mostram materiais que se esforçam para alcançar a originalidade. Será uma estação que de forma directa procura derrubar a elegância concecional e convencional e, para isso, as descobertas do futuro tecnológico são o tesouro mais precioso. A par, a palavra de ondem é Pegada Ecológica, a tendência do mercado que apela à responsabilidade e o respeito pelo meio ambiente. Vamos pensar nisso?
Imagem

​Gostava muito de mostrar mais fotos, mas as regras de boa etiqueta francesa não contemplam registos fotográficos por aqueles lados. C'est la vie!  O meu bloquinho veio cheio de anotações e a mala, para variar, carregada de revistas.
No entanto, é possível encontrar na plataforma uma espécie de resumo das tendências e novidades que foram apresentadas. Este é o link: http://www.premierevision.com/en
Agora é hora de trabalhar!
Imagem

​Au revoir!

​💋
​BG
Comentários

Um bocadinho de História da Arte não faz mal a ninguém! O museu d'Orsay e o Impressionismo.

4/10/2017

Comentários

 
Imagem
Decorar nomes e datas não é exatamente o meu forte, mas sou sensível à emoção de uma obra e isso faz-me gostar da arte e da sua história. Curiosamente, o meu primeiro trabalho, pós faculdade, foi a dar aulas de história da arte a alunos do ensino profissional numa escola do Porto. Estão a imaginar, não estão?! Há alguns meses a trás, ao receber uma mensagem de uma ex-aluna que me encontrou na redes sociais, percebi o quão especial e importante foi essa experiência para mim e para eles. Mas, deixando a minha história para outra altura, vou falar sobre a história do Impressionismo tão bem representada no museu d'Orsay. 

Do caminho faz-se a história mas, perdoem-me os movimentos anteriores, vou avançar até ao Renascimento. O meu gosto pela pintura começa no século XV, com o Renascimento e o Barroco. O clássico Nascimento de Vénus, Sandro Botticelli, é logo o que me vem á cabeça. No alto Renascentismo surge o génio Leonardo da Vinci que dispensa apresentações! No barroco tenho como eleição Rambrandt e os seus jogos de luz misteriosos. Seguindo a cronologia, vem o Neoclássico que rompe com o rococó e trás consigo ideais clássicos e uma estética despojada de ornamentos românticos. E, acelerando um bocadinho, surge então Impressionismo.
O Impressionismo e mais tarde o pós impressionismo, foi uma corrente artística que nasceu no séc. XIX e marca o início de uma nova estética. O nome deriva da obra "Impressão: nascer do sol" de Claude Monet.

Monet, Manet, Renoir, Cézanne, Degas, Van Gogh, pintavam ao ar livre pois consideravam que a realidade é um resultado de luz e formas em constante mutação ao longo do dia. Procuravam retratar a realidade como uma soma de um todo, isto é, uma mistura de cores e luz que combinam entre si. As pinceladas que de perto fazem lembrar manchas, já ao longe incorporam um todo e criam formas e jogos de luz/sombra. Como qualquer movimento revolucionário, este pintores tiveram a sua estética criticada e foram mesmo denominados como os pintores renegados. Eles puderam viver com isso! :D
Imagem
​
Hoje, encontramos muitas das obras deste movimento no museu D’Orsay em Paris, a antiga estação
ferroviária Gare de Orsay. Um mundo! Enumerando algumas das obras, Le Déjeuner sur l'herbe, onde Manet pinta o Almoço na Relva e a polémica da nudez feminina perante homens vestidos, , Le Bal du Moulin de la Galette, onde Renoir pinta O Baile do Moinho da Galette, retratando o quotidiano burguês,  as aulas de ballet de Degas (lindo!), o auto-retrato de Van Gogh, entre tantos outros!

É impossível ignorar o relógio gigante na ala principal e o relógio virado para o exterior com 
vista sobre Paris. Como se não bastasse, ainda é possível encontrar no Campana café, uma ambiência total à Irmãos Campana, os gigantes designers brasileiros dos anos 90´. Para quem estudou tudo isto em livros, ter ali ao vivo e a cores é uma mistura de sentimentos, uma bomba de oxigénio, quiçá uma alegria imensa!
Imagem

​💋

​BG
Comentários

Experiências de uma Designer Ilustradora: 3 passos do (meu) percurso criativo!

14/5/2017

Comentários

 
Olá! Hoje quero partilhar convosco alguns dos passos que tenho percorrido ao longo do meu percurso criativo: três entusiasmantes colaborações com marcas nacionais e internacionais. Colaborações estas que muito têm contribuído para o meu crescimento enquanto criativa. 

Se há coisa que gosto é de trabalhar em equipa. Aquelas equipas em que ficas anestesiado de tanto vai e vem de informação! Aquelas pessoas que têm tanto para te ensinar que aceitam que tu lhes ofereças o pouco que sabes. Como sabe bem trabalhar assim.
É com este espírito que abraço todas as colaborações e parcerias que desenvolvo com outras marcas. Ao longo destes últimos anos tenho tido a felicidade de colaborar com variadas marcas e diferentes projetos, que pela sua diversidade, me mantêm multifacetada e crente que o dom de pintar me oferece a liberdade de fazer o que eu quiser. Por isso trabalho desde o editorial, à publicidade, ao têxtil e calçado!

Ser criativa é a minha praia. Estarei sempre a fazer mais... e novas coisas!

O primeiro trabalho que desenvolvi como ilustradora freelancer teria eu pouco mais de 22 anos. Comecei com a fascinante área dos livros, a ilustração editorial. Foi nessa altura que percebi o que era desenhar as palavras de alguém. Quando recebi a primeira cópia do livro endereçada a mim quase como um segredo, compreendi a importância do que ia fazer. Eu, naquele momento, iria eternizar imagens que ajudariam os leitores a experienciar aquela história. E que título fantástico tinha o livro, o “O Mistério das Coisas Erradas”. A partir desse livro, não parei mais de pintar palavras de autor.
Imagem

Anos mais tarde, a minha paixão pela ilustração de moda suava como um eco!

Eu tinha de fazer alguma coisa com a minha paixão! E foi aí que pintei aquela que viria ser a primeira de muitas peças têxteis que já desenvolvi com a minha assinatura, a T-Shirt Kate.
​Na verdade, senti-me tão realizada que percebi que o meu caminho com certeza fazer-se-ia também por ali.


Comecei a trabalhar mais, a sair menos, e mais tarde criei o que eu posso chamar da primeira versão do meu atual atelier.
A parceria com a marca Concreto foi o validar de todo o trabalho até então! Aprendo muito com esta parceria, com os designers e direção da marca. Ficar noites a fio a pintar para próximas coleções, sob indicações de temáticas e paletas de cor, é para mim algo fascinante. Assim como ver as ilustrações ganharem forma nas montras ou em passerelle, é uma sensação incrível. Ainda que o ritmo desta área seja por vezes sufocante, para mim, será eternamente gratificante trabalhar nesta área.
Imagem

​A colaboração com a marca internacional R.Culturi, tem sido igualmente enriquecedora. Não consigo esquecer a sensação quando recebi o meu primeiro lenço, o lenço “Feathers”, e sentir o toque da verdadeira caxemira…uff, sofisticado! Mais uma vez pude criar uma peça totalmente minha, com a minha assinatura. Que privilégio poder trabalhar assim!
Imagem

...E esta história continua. Em breve conto mais. Para já é segredo!   ;-)

💋
​BG
Comentários

JUMP TO THE FUTURE! My experience in SLEM School!           UM SALTO PARA O FUTURO! A minha experiência na SLEM!

3/5/2017

Comentários

 
Imagem
Hallo!
Voltei para partilhar a minha mais recente experiência na escola internacional SLEM em Netherlands, país mais conhecido como Holanda. Uff, quanta informação para absorver e partilhar!
Trabalho na área de calçado há mais de 5 anos e considero que esta escola é sem dúvida uma referência internacional na área de calçado. Aparentemente modesta de quem vê de fora, no interior encontram-se pormenores desconcertantes. Ali não existe espaço para o conservadorismo e não existem regras quando se fala em criação. Quem bom que foi respirar aquele ar, conhecer aqueles professores e aqueles novos colegas!
Naquela escola não se encontram soluções novas apenas ao nível dos materiais em vogue ou da última tendência do mercado. Ali pensa-se muito mais a frente. E isso sim é design!
Para além disso, o país é lindo e isso sente-se no orgulho patriota dos seus nativos. As tulipas, os moinhos de vento, os socos e o queijo são cartas de visita de um país pequeno, mas cheio de possibilidades.
Uma particularidade que me deixou fascinada foram as pontes de vegetação que existem só para animais! Sim é verdade! Nas zonas mais rurais divididas por estradas de circulação rápida, podem-se encontrar grandes pontes de floresta para que os animais passem de um lado para o outro sem sentirem a intervenção humana na natureza. Dá que pensar, não dá? Na minha opinião isto diz muito sobre a mentalidade e forma de estar daquele povo.

Deixo algumas imagens da minha experiência enquanto designer na SLEM! As imagens desvendam um pouquinho do que podem encontrar e do salto para o futuro que sentirão ao lá passar!
Imagem
💋
​BG
Comentários

Quem é (SUPER) fã da Gucci?! 

26/3/2017

Comentários

 
Imagem
Eu sou!
Esta é para os Gucci lovers!
Uma excelente semana para todos com muita inspiração!

Ilustração Resort 2017 Gucci

💋
BG



Comentários

São estas coisas que me motivam todos os dias!

20/3/2017

Comentários

 
Imagem

E fico sem palavras. Quando recebo estes mimos fico muito feliz e sem saber como agradecer-vos. Obrigada! Hoje comecei a semana da melhor forma, e por isso vou partilhar convosco alguns testemunhos que vou recebendo, aqui fica o primeiro.
​Uma excelente semana para todos!

Com carinho, 

💋
BG

Comentários

Os segredos do meu atelier!  

12/3/2017

Comentários

 
Estou de volta!
Os últimos tempos têm sido passados em frente a programas de desenho de calçado e envolvida em tintas e pincéis. Quando estou dedicada a algum projeto fico tão absorvida que dificilmente me perco com outras distrações. Deixo-me embalar no processo criativo na busca incessante da melhor solução…pff, esta é a minha veia de designer a falar!
Assim, percebi que este novo post só poderia ser relativo a um dos espaços onde mais tempo passo, o espaço onde crio grande parte dos projetos que vos vou mostrando, o meu espaço atelier. Entre noites passadas a pintar, dias de sol e janelas abertas, momentos de descanso ou reuniões, este local é sem dúvida um templo de memórias e histórias da minha vida.
Por isso agora já sabem onde me encontrar, quando não estiver por aqui no blogue estou por lá! 😉
Imagem

💋
BG
Comentários

“Fifty Shades of Grey” no retrato de Sara Sampaio! Porque não?! | "Fifty Shades of Grey" in Sara Sampaio's portrait! Why not ?!

19/2/2017

Comentários

 
Imagem

A bela Sara Sampaio dispensa apresentações, o filme Fifty Shades of Grey também (!) resta-me falar das 50 sombras de cinza com que pintei o retrato de Sara Sampaio. 

Há alguns anos, quando comecei a estudar Artes, um dos primeiros exercícios das disciplinas de desenho eram os retratos dos nossos colegas de turma. Sempre adorei desenhar mas, hoje em dia posso confessar, fazer esse exercício técnico de desenhar alguém dentro dos cânones do realismo entediava-me! Fascinavam-me os colegas que de forma exímia desenhavam expressões, denunciavam rugas, pormenorizavam cabelos e borbulhas adolescentes! Eu tentava, mas os resultados eram sempre retratos expressivos não de realismo mas de expressão de personalidade, de risos e olhares, roupas e maquilhagens, gestos e movimentos! Mais tarde percebi que era exatamente isso que me fazia feliz no ato de pintar, não só a sua aparência mas imaginar e divertir-me com o que está por de trás de um rosto.
Se na ilustração de moda a cor é (para mim) obrigatória, já nos retratos adoro sombras de cinza e preto intenso. As sombras de cinza advêm do excesso de água no pincel, quando já o preto ficou no início da pincelada.
Porque ainda hoje me divirto imenso a pintar retratos de personalidades que me inspiram irei partilha-los aqui convosco. Desta vez a eleita é Sara Sampaio, a modelo Portuguesa que voa pelo mundo com asas de Anjo!
Sara, tell us the secret!

​

💋
BG
Comentários

Verdades sobre uma bloger! A WILD ROSE Sofia Novais de Paula do blog Diário de um Batom

12/2/2017

Comentários

 
Imagem
Hoje trago a companhia da Wild Rose Sofia Novais de Paula, a blogger do Diário de um Batom. Marketeer de sucesso, a Sofia dispensa apresentações! Para quem segue a blogosfera nacional o Diário de um Batom é uma leitura obrigatória. Na mais recente coleção de Clutch Bags Bibiana Grave, a coleção Roses & Diamonds, a clutch Bag Wild Rose Croco é a predileta de Sofia. Super feminina e com uma áurea jovem mas sem perder o romantismo, a Sofia não podia ter escolhido outra.
Com muito carinho, deixou-nos resposta a breves perguntas que transcrevo de seguida. Desfrutem e deixem-se inspirar!

1 - Qual o seu baton preferido?
Tantos! Tenho adorado a linha matte da The Body Shop nos tons vermelho escuro e os nude. Do mesmo género também existe o da It Style que é fantástico.

2 - Porquê se tornou uma bloguer?
Foi um desafio de uma cliente da área de cosmética. Perguntou-me numa reunião se nunca tinha pensado nisso, uma semana depois tinha o nome e tudo começou a crescer aos poucos!
 
2 - O que mais a inspira?
A arte, pessoas brilhantes, o amor, a natureza, a paixão e a vida em geral!
 
4 - Na sua experiência enquanto blogger o que mais a apaixona na área?
As oportunidades e desafios que vão surgindo, a proximidade das pessoas e a relação que vou criando com elas. Saber que posso ajudar a mudar a vida de alguém.
 
5 - Qual o look perfeito para qualquer mulher?
Qualquer estilo clássico, um vestido preto, uma gabardine… mas o mais importante é juntar às tendências um cunho pessoal e, claro, muita confiança.
 
6 - Qual a atriz da Hollywood / fashion incon mais fashion de todos os tempos?
Audrey Hepburn!
 
8 - O que não pode faltar no guarda roupa de uma mulher?
O vestido preto, blusa branca umas calças de ganga perfeitas, uns saltos lindos de morrer e lots os fun!
 
7 - O que não pode faltar na mala da Sofia?
O telefone, cartão multibanco, os cartões de identidade, blush e corretor de olheiras.
 
9 - Qual o feedback da Clutch bag Wild Rose?
É uma Clutch Bag super original, muito bonita e com pinta!
Imagem
Boa semana!
💋
BG
Comentários

Como um hobby pode mudar a sua vida?! How a hobby can change your life?!

8/2/2017

Comentários

 
Imagem
No outro dia estava a ler a revista Inc. e passei os olhos num artigo que falava sobre a correlação entre Hobbies e a produtividade no trabalho.
Uma pesquisa da San Francisco State University analisou como as atividades criativas, o tricô, culinária, pintura, jardinagem, fotografia, ou qualquer outro, afetam o desempenho no trabalho. A análise mostrou que aqueles que praticam um hobby têm um desempenho de 15% a 30% melhor no trabalho diário. A equipa apresentou várias explicações, entre as quais a capacidade que um hobby tem de proporcionar o recarregar de energias e a de potencializar o autoconhecimento, nomeadamente os pontos fortes e pontos fracos.
Isto fez-me pensar que o meu hobby que se tornou hoje numa das minhas atividades profissionais, para além de me fazer sentir realizada, pode ser um dos responsáveis por ser mais produtiva no meu local de trabalho! Curioso!
Na verdade, desde que a ilustração se tornou uma atividade profissional na minha vida sinto uma motivação extra no meu dia-a-dia. Não há nada mais libertador do que fazer o que gostamos!
Fugir à rotina, afastar o stress, melhorar a condição física, espairecer, diversão, são algumas das muitas razões para praticar um hobby. Mas por trás disso existem outros benefícios, como a resistência a adversidades, atualização de conhecimentos em novas áreas, desenvolvimento de novas capacidades como o improviso e a resiliência, que podem ler-se nas entrelinhas de um curriculum vitae.
Vale a pena pensar nisto e estar atento ao que gostamos de fazer, quem sabe não está aí a chave para o futuro!
​
​Encontrem o artigo da INC. aqui: http://www.inc.com/jessica-stillman/how-your-hobbies-effect-work-performance.html
Imagem

💋
​BG
Comentários

A Ilustração de moda, Fashion Illustration

4/2/2017

Comentários

 
"Pretty does not work in a drawing. That is for photography. Strong features, long lines, and a sense of self all inform the drawing and make it fly."
David Downton
Imagem

A minha paixão pela ilustração de moda aconteceu antes de eu saber o que era ilustração de moda. O movimento dos tecidos, dos cabelos ou os exageros da maquilhagem fascinavam-me! Sentia-os como elementos ricos em expressão.  Assim, bem mais tarde, compreendi o verdadeiro significado da ilustração de moda: o intangível, a narrativa visual, a sedução. E, nesse entretanto, conheci David Downton um dos mais fantásticos ilustradores de moda de sempre. Um dia falar-vos-ei dele, prometo!
Com muito carinho deixo aqui duas das muitas ilustrações que vou fazendo, a primeira retrata um recente coordenado da coleção de Inverno da marca Moschino e a segunda a modelo Gigi Hadid veste um casaco de Alexander McQueen e calçado Moschino. Adoro tudo, mas adoro muito mais pinta-los!

​💋
​BG
Imagem
My passion for fashion illustration happened before I knew what fashion illustration is. The movement of the fabrics and hair or the exaggerations of the make-up fascinated me! I felt them as elements rich in expression. So, much later, I understood the true meaning of the fashion illustration: the intangible, the visual narrative, the seduction. And in that meantime, I met David Downton one of the most fantastic fashion illustrators ever. One day I'll tell you about it, I promise!
With great affection I leave here two of the many illustrations that I am doing, the first one depicts a recent coordinate of the winter collection of Moschino brand and the second one the model Gigi Hadid wears an Alexander McQueen coat and Moschino footwear. I love everything, but paint it I love it so much more!
Comentários

Bibiana Grave daily

31/1/2017

Comentários

 
Imagem

​As ilustrações e inspirações, o atelier, as histórias!
​
Por onde começar?

​Lembro-me de pintar folhas de uma flor amarela, em pinceladas largas, no chão da pré-escola. Lembro-me de esquissos nos cadernos do meu pai e dos desenhos a caneta que pedi repetidamente 
à minha mãe. Ela hoje ri-se deles, eu adoro-os. Foi aí que tudo começou.
​
De menina fiz-me mulher e foi quase sempre de lápis e pincéis na mão. Apaixonei-me pelas aguarelas e mais tarde pela ilustração de moda. E é por esse motivo que, hoje neste espaço, passo a palavras as minhas imagens. Vou contar as histórias por de trás das minhas ilustrações.

​Este será um espaço onde irei partilhar sobre o meu trabalho enquanto criativa, inspirações, atelier e histórias que acontecem na vida profissional de uma designer ilustradora. Estou feliz por pôr em prática o 1º projeto do ano! E igualmente animada por estar mais perto de todos vocês, não que não estivesse antes nas redes sociais da marca Bibiana Grave, mas agora aqui no blogue em primeira pessoa. Aguardo a vossa companhia e comentários no daily da Bibiana! 

💋
​BG

Illustrations and inspiration, workshop and stories!
I also remember my father’s sketches in his journals and my mother’s pen drawings, which I asked her over and over again. Today she laughs about them and I love them too. It was when it all started.
The little girl grew into a woman, but the pencils and brushes were always at the reach of my hand. I fell in love with watercolors and, later, for fashion illustrations. Today, in this very special place online, I turn my words into drawings. Stories will be told behind all of my paintings.
This website will be the place where I will share my work as a creative artist, as well as my inspiration, workshop and stories that will unfold throughout my professional career as a designer. I am happy and grateful to put this very first project of the year! I also couldn’t be more excited to be closer to my beloved fans, even if we already had contact in social media. I will wait for your love and comments in Bibiana’s Daily!



Comentários

    Bibiana Grave

    Imagem
    www.bibianagrave.com

    bibianagrave@gmail.com

    Outubro 2017
    Maio 2017
    Março 2017
    Fevereiro 2017
    Janeiro 2017

    Feed RSS

    Categorias

    Todos
    Illustration
    Ilustração

    Feed RSS

Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Hi!
  • Who's bibiana?
  • Design Studio
  • Portfolio
  • Fashion Illustration
  • Blog
  • Contact